Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ANTIGOS DESFILES

HOMENAGEM  A SEU MOURA

Hoje, 06 de Setembro de 2017, as escolas de Queimadas estão ultimando os preparativos para o desfile do Dia 7. Então, é hora de lembrarmo-nos de uma pessoa que estava diretamente ligado a esses preparatórios nos tempos dos antigos desfiles na Terra Tataguaçú, décadas de 1970 e 1980. Falamos do sargento Moura ou na intimidade Seu Moura. Era ele quem tinha a incumbência de ensinar aos meninos daquele tempo a “marchar” e marchar bonito, certinho, no passo da marcação das bandas marciais.
Difícil naqueles dias era achar um aluno que não tivesse “medo” de seu Moura, difícil hoje é achar um aluno daquele tempo que não lembre, com saudosismo, das broncas de seu Moura, que, afinal, ficou marcado entre nós.
No tempo atual, pós pós Seu Moura, o que se ver nas ruas é qualquer coisa, menos desfiles em homenagem ao Dia da Patria...

Seu Moura em 20 de maio de 1957 e nos anos 2000, em uma de suas últimas fotos (álbum da família)

 A Foto acima é de 1958 é o 2º policial (Foto da professora Ziza Tavares).

 Em foto provavelmente de 1971, Seu Moura aparece no Sítio Velêz ensinando os meninos a marchar (foto da professora Emília).

EM TEMPO


DO LIVRO “Terra Tataguaçú”

1924
08 de Dezembro – Nesta data nasceu Severino Ferreira de Moura, mais conhecido como Sargento Moura, patriarca da família Moura de Queimadas. Chegou à cidade como soldado de polícia para trabalhar no destacamento local. Aqui se casou com a Sra. Salete Cardoso e constituiu grande prole. Ele faleceu em 07 de Abril de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário