Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

RETRATOS QUEIMADENSES

A foto abaixo é do ano de 1974, festa de conclusão do curso primário da Escola Pedro José de Souza (Pedro Barandão) em Pedra do Sino.
A jovem que recebe o canudo e Lucia Tavares (colaboradora desse Blog) e quem lhe passa a comenda é Zé dos Óculos (comerciante em Queimadas, a época, do ramo de combustivéis) e a jovezinha a frente chama-se Vera (neta de d. Milinha). Na mesma imagem ver-se ainda D. Ziza Barandão - professora e diretora da escola naquele ano; Carlinhos Ernesto (por trás de Lucia) e Zezé Ernesto, que era a Secretária de Educação de Queimadas.
AS FOTOS E AS INFORMAÇÕES SÃO DE LÚCIA TAVARES.
A segunda foto é uma dessas imagens que agente se emociona em vê-la. Professores do Ernestão, dentre eles três alunas, nas dependências da escola comemorando o dia das mães de 1979.
Da esquerda para a direita temos: Nevinha de Manoel Rodrigues (aluna), Seu Vavá, Maria Pereira, Zé Orlando, Nelson, Alberto, Edson, Flávio, Toinho Farias, Argemiro Luiz, Lúcia Tavares (aluna) e Lenilda do Olho d'Água (aluna).
NOTA:
Fiz a 5ª Série primária no Ernestão em 1981 e, todos os mestres acima, foram meus professores.
Seu Vavá - Amigo e colega até hoje. Grande prof. de Matemática.
Maria  - Foi minha primeira professora de Geografia.
Zé Orlando - Aprendi muita Matemática com ele no 1º ano científico.
Nelson - Adorava suas aulas de Português. Com ele perdi a inibição de falar em sala.
Alberto - Pouco lembro. Foi meu professor de Educação Moral e Cívica em 81. Acho que ele não gostava de dar aulas.
Edson Batista Lopes - Grande primo, hoje vivendo em Brasília. Sabia muita Matemática e ensinava como poucos.
Flávio - Ensinava Ed. Física. Participei de uma equipe de atletismo organizada por ele em 1981.
Toinho - Colega hoje em dia. Grande mestre. Com ele aprendi duas coisas: gostar mais de História (meu sonho era ter um livro igual ao dele) e escrever em letras de forma.
Argemiro - Ensinava Ciência. Difícil de colar em suas provas e as respostas tinha que ser idênticas ao que estava no caderno. Presenciei duas grandes confusões dele com alunos. Segui seus passos na matéria.
Na foto acima senti falta de Ritaci (Geografia), Nevinha (História), Ana Maria (Português), Zé Miranda (Ciências), Barbosa (Ed. Física), Carlinhos Ernesto (Matemática) e Lucinha (artes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário