Pesquisar este blog

domingo, 7 de outubro de 2012

Queimadas história das eleições XIII

2008 – A VEZ DE Carlinhos: Tião de volta!

A eleição de 2008 se processou da seguinte forma: Saulo Ernesto, o prefeito, era candidato natural; Pedro Saulo, que viu a prefeitura lhe escapar por pouco em 2004, estava ativo; mas, o nome mais forte era do deputado estadual Jacó Maciel.
Jacó, como secretário do pai, foi o chefe das finanças do município durante pelo menos 6 anos do governo Assis, e a ele sempre foi atribuído a reeleição do prefeito em 2000, como também estava em sua conta à eleição de Saulo em 2004, isso sem contar sua triunfante vitória para deputado em 2002 e sua reeleição em 2006, desta vez sem ter o apoio da máquina. Ele, mesmo desgastado ainda era potente eleitoralmente. Parecia que sua vitoria era só uma questão de tempo.
Os adversários de Jacó pouco lhe metia medo, mas de repente, um fator novo surgiu na eleição queimadense de 2008: o empresário José Carlos de Souza Rêgo entra no páreo e embola o pleito.
O que levou a entrada de Carlinhos na Campanha?
Durante anos a liderança política de Queimadas foi exercida por Tião do Rêgo, seu pai, como já foi dito em outras postagens. Em 1996 Tião apoiou e elegeu Assis, ocorre o rompimento entre ambos. Em 2000 eles se encontram disputando a prefeitura em lados opostos e Assis é o responsável pelo primeiro revés político de Tião em sua história, forçando a perca de seu prestigio político e até pessoal, o que levou muita gente a dá o grupo político de Tião como acabado.
Tião Morreu em 2006 e seus filhos não davam sinal que estavam dispostos a seguir a carreira do pai, mas como tudo é genética, Carlinhos percebeu um vácuo na política local, boa parte proporcionada pelo mau governo que Saulo vinha fazendo, quando, chegado a uns goles, deixou que seus filhos inexperientes tomasse conta da prefeitura. Por outro lado, Jacó era tido como um dos deputados mais apagado da Assembléia e com quase nada de realização na sua terra, além da administração de Assis que fora cheia de criticas.
Esse cenário caiu como uma luva para Carlinhos, empresário bem sucedido e com visão futurista, que se aproveitando do resto que sobrou da base política de seu pai, do nome forte do velho Tião, de sua coragem pessoal e de empreendedor, de disposição física e de um bom lastro financeiro, ele vai a luta sem medo. O homem a ser batido era Jacó e Carlinhos o bateu. Foi a disputa mais apertada da história local de todos os tempos.
Desgastado, Saulo nem chegou a disputar a eleição, renunciou a sua candidatura em favor de Pedro Saulo.
VOTAÇÃO PARA PREFEITO
Carlinhos de Tiao (PTB)  -9.025 votos (eleito).        
Jacó Maciel (PDT) - 8.964 votos.       
Pedro Saulo (PSDB) - 4.728 votos.    
Mário Cardoso (PTN) -76 votos.




Diferenção entre os primeiros colocados
Em número de votos: 61.
Em termos percentuais: 0,3%.
VOTAÇÃO PARA VEREADOR

Zelia  (PTB)  - 1.303 votos.
Dudé  (PP) - 1.068 votos.
Ricardo  (PTB) -         823 votos.
Totoi  (DEM ) -751 votos.
Dedêi de Gedeão  (PR)          723 votos.
  ( PRTB) – 516 votos.
Adilson  (PT do B) - 508 votos.
Dadá  (PRTB) - 495 votos.
Dacilene  (PP) – 475 votos.
Santinho de Carlinhos/Maurício.
 
Santinho de Jacó/Zé Filho.
 
Santinho de P. Saulo/Gerailton.
 
Santinho de Saulo/Dr. Fred.  
  
Assim Carlinhos chegou a prefeitura:
 

 Material de Campanha de Carlinhos.


Material de Campanha de Pedro Saulo.
  
Material de Campanha de Jacó.
 
A pesquisa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário