Pesquisar este blog

sábado, 6 de outubro de 2012

História das eleições em Queimadas XII

2004 – a vez de Saulo

Findava-se o período Assis a frente da prefeitura de Queimadas – um governo até certo ponto desgastado e poucas ações efetivas de repercussão, marcado pelo assistencialismo que, se de um lado agradava a uns, por outro, deixava descontentes uma parcela da população que não recebia nenhum benefício público.
Assis, abatido por uma enxaqueca crônica, refugiou-se em casa, no Ligeiro, e Jacó passou a comandar o governo, na condição de secretário de finanças. Enquanto Jacó tinha o comando, a coisa corria mais ou menos bem, mas quando ele se afastou da cidade para ser assumir o cargo de deputado estadual, depois de uma estrondosa vitória em 2002, a administração derrocou e a oposição ganhou campo.
O principal nome de oposição, a época, era o médico Pedro Saulo – o “Mão Santa”, vice de Assis e rompido com este. Outro era Saulo Ernesto, muito embora este, já decadente e a frente de um exército de um homem só. Fechava-se o grupo Tião do Rego, abatido depois da derrota de 2000 e já doente, com um detalhe: os três não se atrelavam.
Já Saulo com uma disposição de Hercules, andando a pé pelas ruas da cidade, visitando amigos e mostrando o que tinha realizado quando teve a oportunidade de governar Queimadas, sua candidatura ganhar corpo e, velhos adeptos e correligionários voltam ao seu seio – mesmo que ainda se assista muita zombaria com seu nome.
O grupo da situação não se entendia quanto à escolha do sucessor de Assis. Raimundo Farias, Edielson, Maurício Xavier e Batista eram pretendentes, mas faltavam a todos eles respaldo político e por isso nenhum nome desses decola. Tião do Rego compõe com Pedro Saulo, pleiteando a vice, e o já forte “Mão Santa” parte para uma vitoria certa.
Diante do quadro, ante uma derrota eminente, só restou a Jacó uma saída: apoiar o nome de Saulo Ernesto. Uma aposta ousada que dá certo, renasce a liderança do agora “velhinho trabalhador” e ele ver o sonho ou a esperança de voltar à prefeitura cada vez mais perto.
Por fim quatro (4) nomes se credenciam para serem candidatos a prefeito: Ronaldo Lucena, Maurício, Pedro Saulo e Saulo – o velinho vence num pleito muito apertado.


VOTAÇÃO PARA PREFEITO

Saulo Ernesto (PSB) - 9.741 votos (eleito).
Pedro Saulo  (PTB) - 9.472 votos.
Maurício Xavier (PHS) - 928 votos.
Ronaldo Lucena (PMN/PT) - 133 votos.
 Diferenças entre os primeiros colocados:
Em número de votos - 269.
Em termos percentuais - 1,3%.
VOTAÇÃO PARA VEREADOR 
Tião (PTB) - 990 votos. 
Dutra (PV) - 755 votos.
Penha (PSDC) - 753 votos. 
Luciano (PV) - 720 votos. 
Edileuza Borges (PTB) - 708 votos.
Gerailton (PV) - 701 votos.
Netinha (PSDC) - 669 votos.
Ivanilson Palola (PSB) - 538 votos.
Raimundo Farias (PTB) - 487 votos. 
Candidatos em 2004.
                                        Material de campanha de Pedro Saulo e Ricardo.
Material de campanha de Saulo e Batista.
 Material de Campanha de Ronaldo e Antonio Carlos.
Material de Campanha de Maurício.
Festa da Campanha:




 

Panfleto de campanha de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário