Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

História das eleições em Queimadas X



1996 – outra eleição com Tião na liderança
Desde que assumiu a prefeitura de Queimadas em 1993, Tião do Rêgo propagou que seu sucessor seria o fiel escudeiro Assis Maciel, nome que sempre fizera política ao seu lado e aquele que nunca abandonou o barco, mesmo em momentos difíceis, ao contrário de muitos, que nos tempos de Zé Pereira tinha se bandeado para o lado de lá. Portanto, o nome do ex-vice prefeito nunca foi posto em dúvidas durante sua gestão e durante o processo de sucessão.
Assim Assis era soberano, já que os prováveis adversários, o (os) nome(s) da oposição, achavam indefinidos. Saulo e Zé Pereira desgastados, e Ronaldo Lucena e Maurício, candidatos alternativos em 92 não estavam com a mesma disposição para uma nova investida, além de não contar com os apoios necessários.
Com essa situação decidida, o primeiro semestre de 96 foi marcado certa calmaria no meio político local, e as expectativas pairavam sobre o vice de Assis. Quatros (4) nomes eram os cotados: a vereadora Josete (mãe de Gerailton), Zezé Anchieta, Biu Souto e Zé Miranda.
Josete declinou num primeiro instante e Biu Souto em seguida. Restou Zezé e Zé Miranda, sendo o primeiro o preferido dos filhos de Tião e o segundo o preferido de Assis, o candidato. Gerou-se um impasse, resolvido apenas com uma convenção interna, vencida por Miranda, que leva a vaga.
Pelo lado da oposição houve a opção mais viável: Saulo na cabeça com Zé Pereira na vice – dois ex-prefeitos disputando com Tião. Outra vez o jogo foi duro, mais Tião tinha o estigma de vencedor e ele fez Assis prefeito.

VOTOS PARA PREFEITO
Assis Maciel (PL) – 9.018 votos (eleito).
Saulo Ernesto (PDT) – 8.296 votos.
Ricardo Correia Lima (PMDB) – 491 votos.
Ronaldo Lucena (PMN) – 149 votos.

Diferenças entre os primeiros colocados:
Em números de votos – 722.
Em termos percentuais – 4%.

VOTOS PARA VEREADOR
Ricardo Lucena (PL) – 957 votos.
Luciano do Rêgo (PV) – 852 votos.
Dutra (PFL) – 707 votos.
Josete (PL) – 685 votos.
Chiquinho Maciel (PV) – 678 votos.
Gedeão (PV)– 621 votos.
Inácio Joaquim (PV) – 615 votos.
Zezé Anchieta (PL) – 604 votos.
Juarez Alves (PV) – 512 votos.
Edileuza Borges (PL) – 474 votos.
Epaminondas (PV) – 472 votos.
Penha (PL) – 471 votos.
Birino (PFL) – 357 votos.
Mario Cardoso (PDT) – 305 votos.
Raimundo Farias (PPB) – 278 votos.
 Cenas da campanha de 1996 de Assis e Miranda: "aqui em Queimadas quem manda é o povo/ Assis e Miranda é Tião de novo..."
 
 
 Três vices numa mesma imagem nos meados da década de 90: Assis que fora o vice de Zé Pereira (1989/1992); Biu Souto, vice de Saulo (1977/1982) e Maurício Xavier - atual vice de Carlinhos (2009/2012).
 
Material de campanha da chapa Saulo/Zé Pereira: "Xou, xou, xou sujeira/sai a corrupção entra Saulo e Zé Pereira/ desta vez a prefeitura/ deixa de ser mamadeira..."

Uma pesquisa interna feita pelo grupo de Tião do Rego em 27/07/1996.

 
Material da Revista Isto é de Fevereiro de 2000, onde já mostrava Queimadas com a 12ª cidade da Paraíba, trazendo uma análise sobre a situação política da cidade daquele ano.

Essa foi demais: um dia, durante a campanha de 96, Queimadas amanheceu repleta de um planfeto apóclifo e mal elaborado, que dava a enteder ser de autoria do grupo da oposição onde mostrava quem seria os auxiliares de Saulo, caso este fosse eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário