Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2012

História das eleições em Queimadas VI

1976 – Inédito: Saulo e Tião do mesmo lado
A “briga” que mais simbolizou as disputas eleitorais em Queimadas foi sem dúvida os duelos entre Saulo e Tião, nos anos 80 e 90. Teve uma época que a cidade era dividida, ou seja, quem não estava de um lado, obrigatoriamente era do outro (outra disputa que promete entrar para a história é a que assistimos entre Carlinhos e Jacó, principalmente pela idade deles, mas também pela forma como ambos se comportam frente ao outro, o que não abre espaço para pensarmos em uma conciliação).

Não sabemos, entretanto, como a rivalidade entre os primos começou - se foi apenas uma disputa pelo poder ou se por trás havia ressentimentos antigos. De certo é que, em 1969 eles estavam em palanques opostos disputando a vaga de vice. Mas, em 1972 Tião foi candidato apoiado pelo pai de Saulo e o próprio Saulo dava palpites no 1º governo Tião, muito embora que alguns observadores já notavam que ambos não se bicavam.
Para as eleições de 76 não havia outro jeito que não apoiar quem Seu Carlos indicasse, e o velho Carlos mandou seu filho ir à luta, Tião era o prefeito e apoiou Saulo, um momento quase único na história: um pedindo voto para o outro nos palanques, nas ruas e nos sítios - casa a casa.
O primeiro governo Tião foi operoso, mas ele começou a colecionar alguns inimigos, a exemplo de Anchita Pachú (pai) com quem travou uma séria disputa na Justiça e, esses opositores ao “Mago”, meio que sem ter para onde ir, ensaiaram uma tímida oposição e foram buscar refúgio em Zé Maria Ribeiro, o candidato derrotado de 72 que, sem muito o que fazer, lançou seu pai Zé Ribeiro como candidato a prefeito, apelando para uma resposta do povo em nome do bom governo que este fizera entre 1966/69, em vão. Saulo ganha com uma ampla maioria.
O grupo “Vital do Rêgo” que começou com o velho Major, passou por Tonito (Vital) e depois teve Zé Maria Ribeiro como líder, chegava ao fim em Queimadas. Seu Carlos, forte, consolidou sua liderança nesse pleito.
A Eleição de 1976 foi a primeira na história de Queimadas a apresentar 4 candidatos na disputa e um dado tem que ser ressaltado aqui: esta foi a última disputa eleitoral de Dona Dulce, fechando assim (mesmo que precoce) uma carreira de 50 anos na política local, iniciada no ano de 1935 quando foi candidata pela primeira vez ao cargo de vereadora de Campina Grande.
VOTAÇAO PARA PREFEITO
Saulo Ernesto (vice – Biu Souto - foto a dir.) = 3.608 votos (ARENA 1) – eleito.
Zé Ribeiro de Albuquerque (vice – Anchieta Pachú) = 1.214 votos (ARENA 3).
Dulce Barbosa (vice – Miro Gonzaga)= 432 votos (MDB 1).
Fernando Gomes (vice – Miro Gonzaga)= 55 votos (MDB 3).
Eleitores cadastrados: 7.080 eleitores.
Votantes: 5.552 eleitores.
VEREADORES ELEITOS
Evilázio Tenório (ARENA) = 654 votos.
Antonio Olímpio (ARENA) = 579 votos.
Assis Maciel (ARENA) = 400 votos.
Antonio Monteiro (ARENA) = 323 votos.
Severino Pedro (Biu Parasita) (ARENA) = 318 votos.
Geraldo Pachú (ARENA) = 311 votos.
Severino Pedro (Pina) (ARENA) = 291 votos.
Diferenças entre os primeiros colocados:
Em número absolutos de votos: 1.244.
Em termos percentuais: 45,1%

Material de campanha de Zé Ribeiro.
 
 Material de Campanha de Saulo Ernesto.
Saulo - prefeito galã.
 Diploma de Saulo - prefeito.

Vereadores e prefeito de Queimadas - 1977/1982.
 Severino Pedro dos Santos, Biu Parasita - vereador povão de 1976.
 Antonio Olímpio - universitário e jovem vereador de 1976.

Um comentário: