Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2012

O Bahia de Queimadas

Hoje é domingo, dia de futebol e, Queimadas está entre as cidades que mais gosta desse esporte, que é praticado em todos os logradouros do grande município. Entretanto, uma coisa tem que ser dita: com raríssimas exceções, não temos tradição em manter um time de futebol por muito tempo, principalmente na Zona Urbana. 
Já tivemos grandes equipes: Ipanema, Ipiranga, Cruzeiro, Santos e por último o Bahia. Como esses times eram conduzidos por alguns abnegados, e  estes, quando não suportavam mais o peso financeiro, muitas vezes  porque arcava sozinho com todos os gastos,  ao se afastarem,  involuntariamente levaram suas equipes  juntas. Foi assim o que ocorreu com os times citados acima.
Mais hoje vamos falar do Bahia, time que, segundo pesquisa do prof. Marizardo Miranda, foi fundado em 25 de Abril de 1980 por Eronaldo Alves (Fia de Valdo da Padaria) e Arnaldo Maia, a partir de uma dissidência do Santos.  No final dos anos 80, o outrora 'Desportiva Queimadense' (Bahia era o apelido por conta das cores) foi o verdadeiro "papa-taça"de Queimadas, ganhando quase tudo que disputou, chegando a ser penta-campeão do campeonato amador da cidade (87, 88, 89, 90, 91/92), feito ainda não repetido por outra equipe local, o que fez dele o maior time de futebol de Queimadas em todos os tempos. Vamos a três fotos desse grande Bahia, nos cedido por Fia de Valdo da Padaria e por sua mãe, d. Nininha.
1988 - Da esquerda para a direita, em pé: Deda de Dutra, Batista, Gil de Zé Geraldo, Reginaldo Sibita, Airton de Dutra, Néo de Maria Viúva e Fia (presidente). Agachados: Ridinha, Jairinho, Dó, Raminho Lucena, Dedé de Zé Gomes e Valdinez de Zé Estevão.

1990 - Da esquerda para a direita, em pé: Plíndio (massagista), Nicoli de Zé da Mata, Gil, Dó, Liu, Sibita, Raminho Lucena, Messias e Fia (presidente). Agachados: Nito, Dido, Nim, Aitinho, Jaílson, Airton e Deda de Dutra.

1991 - Da esquerda para a direita, em pé:  Fia (presidente),   (?),  Deda de DutraAirton de Dutra, Sibita,  Gil,  e Izaias. Agachados: Dido, Jerônimo, Aitinho,  Liu, Dó e Raminho.


MAIS BAHIA

Por diversas vezes o grande Bahia de Queimadas apareceu nessas páginas, confira 8 dessas aparições clicando nos Links abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário