Pesquisar este blog

sábado, 24 de dezembro de 2011

A PEDRA DO ZÉ VELHO

A "Pedra Comprida" que fica na serra, dando para a região do Zé Velho, é um dos monumentos naturais mais bonitos de Queimadas. Pode ser vista de longe por quem vem no sentido Campina-Queimadas e seu equilíbrio impressiona. A seguir vamos a algumas fotos:
Foto da pedra do ano de 1973 (revista Enciclopédia da Paraíba).
 Foto da pedra do ano de 2009
 Foto bem recente da pedra (Dez. 2011).
 Ponto de excursão: visita de estudantes ao local - 2010. 

Como uma foto chama outra, veja a sequência abaixo:

No livro a Serra de Bodopitá, de Vanderley de Brito e Thomas Bruno, das pagina 65 e 67, encontramos algumas informações sobre a Pedra do Zé Velho, que é um dos sítio arqueológicos que ficam na referida serra. Segundo os autores, a pedra dista 1 Km de Queimadas e é uma matacão (nome dado a pedras suspensas) granítico apoiado em outra rocha também granítica, medindo 12 metros de altura e 7 de largura, onde aparece algumas inscrições rupestres como zoomorfos e desenhos de mãos carimbadas, sempre na tonalidade vermelha.
Ainda no mesmo livro temos a informação que o monumento ia ser dinamitado quando da passagem do asfaltamento da BR-104, e só não ocorreu porque a tempo, alguém informou sobre o valor arqueológico do lugar.
FONTE:
SANTOS, Juvandi de Souza; BRITO, Wanderley de; OLIVEIRA, Thomas Bruno. A Serra de Bodopitá. João Pessoa: JRC, 2006.

Um comentário:

  1. o blog tataguassu é o local que agente se informa.
    essa pedra eu a conheço desde muleque . meu avô tinha uma plantação de mandioca ali bem ao lado dela, no topo da serra, onde tem um terreno bem plano.

    ResponderExcluir