Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DULCE BARBOSA

D. DULCE NÃO FOI A PRIMEIRA PREFEITA DO BRASIL
Havia uma "lenda" recorrente em Queimadas que Maria Dulce Barbosa, fora a primeira mulher prefeita de uma cidade brasileira. O pior é que muita gente tinha essa informação como verdadeira já que esse ufanismo nos dava um certo glamour. A sensação de pioneirismo em alguma coisa, principalmente a nível nacional, nos dotava de certo envaidecimento. 
Só que a história não é bem essa. Antes fosse! Seria uma honra grande para todo queimadense, que gostasse dela ou não. Mas, D. Dulce nem foi a primeira vereadora do Brasil. Esses títulos são verdadeiros quando nos referimos ao estado da Paraíba. Repetindo: D. Dulce foi a primeira vereadora do Estado, e ainda melhor, do Nordeste, eleita em 1949, para representar Queimadas na câmara de Campina Grande e foi a primeira mulher prefeita no estado, em 1962, inclusive a primeira a ser eleita para governa essa cidade.
No desfile do último 7 de Setembro, o Colégio Antonio Vital do Rego, antigo Assisão, prestou um significativa e justa homenagem a esta decana de nossa historia política, d. Dulce, e numa faixa informativa, os professores daquele estabelecimento deram uma aula de história, não se deixando vangloriar-se por um feito que não é nosso, trazendo aquela pioneira como a 3ª mulher prefeita no país. Parabéns!
 Foto do Blog Queimadas Cultural (?)

UMA CORREÇÃO PARA SE FAZER JUSTIÇA.
Da amiga e colega professora de Biologia, Alana Tavares, via Orkut em 29/09/2011.
"Gostei da 'matéria' que você escreveu sobre D. Dulce em seus blog, alias, parabéns pelo Blog.
Mais só fazendo uma pequena correção quando vc cita que o 'Antonio Vital'  trouxe uma faixa informativa, a faixa que aparece na imagem em seu blog é do Grupo José Tavares, nós do Antonio Vital também trouxemos essa informação, mais não em faixa, e sim numa placa - Abraço"

O Blog Tataguaçú agradece a prestimosa colaboração de Alana.

Abaixo temos uma foto de um material publicitário de d. Dulce do seu quatriênio como prefeita dessa cidade.
Quatro momentos da vida dela: anos 40, 50 e 60. Pioneirismo que é motivo de orgulho para essa cidade.
Matéria do Jornal da Paraíba de Outubro de 2000: história política de Dulce Barbosa.

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTO
Para quem ainda acha que D. Dulce foi a primeira mulher prefeita de uma cidade no Brasil, vai aqui os devidos esclarecimentos: 
1. Celina Guimarães Viana, nascida em Mossoró em 1890, foi a primeira eleitora inscrita no Brasil. Veio a ser também,  a primeira mulher a eleger-se deputada estadual no País, no Rio Grande do Norte.
2. O primeiro voto feminino no Brasil – e na América Latina,  foi em 25 de novembro de 1927.
3. Alzira Soriano foi à primeira prefeita eleita para qualquer cargo político, no Brasil e na América do Sul. Foi escolhida prefeita da cidade de Lajes - RN, em 1928, com 60% dos votos válidos. Ela era filha do “coronel” Miguel Teixeira de Vasconcelos e à época, estava com 31 anos.
4. Carlota Pereira de Queiroz foi à primeira mulher a se eleger Deputada Federal. Ela era de São Paulo e essa eleição foi em 1933.
Para mais informações clique nos links abaixo:
http://www.conectandorionatal.com.br/index.php/component/content/article/101-socializacao/153-tapecaria-de-dorian-gray.html
http://www.tre-rn.gov.br/legado/centro_de_memoria/index.htm
http://www.lunaeamigos.com.br/aconteceu/mm_lutapelaemancipacao.htm  


Matéria da revista Veja de Novembro de 1986 que trouxe Mietta Santiago com a primeira mulher a votar no Brasil. Clique na imagens.
Alzira Soriano, a primeira mulher prefeita de uma cidade brasileira em 1928, 34 anos antes de D. Dulce chegar ao poder em Queimadas.
Foto histórica com Carlota Pereira de Queiroz entre seus pares na Câmara dos Deputados em 1934: 1ª deputada federal do país.
Ela, Carlota Pereira de Queiroz, tempos depois de sua passagem pela Câmara Federal.

Quer copiar, baixar uma foto, usar parte de nosso material no seu Orkut, Facebook, Blogs e outros? Fique a vontade. Só não esqueça de citar a fonte: BLOG TATAGUAÇÚ. Obrigado.

4 comentários:

  1. Margarida Correia Lima27 de setembro de 2012 às 07:50

    Desrespeito à cidade de Queimadas
    A Prefeitura de Queimadas constrói prédio destinado a comércio de artesanato ao longo da Rua Dr. Eduardo Correia Lima, obstruindo completamente o fluxo de veículos, as entradas das garagens das casas dos dois lados da via pública. Uma das casas pertence a ex-lider política, Dulce Barbosa, quase centenária. Dulce Barbosa, além de ter sido por 12 anos vereadora em Campina Grande, foi a primeira prefeita eleita, em 1963, da cidade de Queimadas.
    A construção provoca o sufocamento das edificações construídas no início do século passado. Obstrui também a passagem dos moradores das ruas adjacentes, provocando insegurança para quem trafega pelo local, chamado já de beco do assalto.
    Para se realizar empreendimentos na cidade não é necessário destruir a via pública. As ações administrativas devem ser melhor planejadas para se evitar obras inadequadas e contrárias aos interesses públicos e privados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de quase dois anos a nova gestão concertou este erro, retirou a tal construção, resgatando a via publica e historia da cidade.

      Excluir
  2. Aqui em São Paulo a primeira mulher a ser eleita Prefeita em 1963,em eleição direta, foi dona LAURITA ORTEGA Mari,em Taboão da Serra,(sudoeste da grande são Paulo.É bom lembrar que no Brasil,oficialmente, foi somente em 1933,que finalmente as mulheres puderam ser eleitoras.Antes, as mulheres, não podiam votar e não poderiam também ser votadas.Algumas mulheres foram nomeadas para cargos de Prefeitas; deve ter sido de acordo com as conveniências políticas dos "coroneis " dos sertões.

    ResponderExcluir
  3. Minha gente! Sempre existiu uma mulher no mundo político; mesmo sendo um reduto que por muito templo foi exclusivo dos homens.De um jeito ou de outro, as mulheres sempre foram envolvidas.Mas aqui o Brasil,a questão foi mais complicada.Por aqui, as mulheres só foram conquistar esse direito de votar, em 1933,quando o Brsil estava sob o domínio do Dr.Getúlio Vargas.As mulheres que ocuparam cargos eletivos, sem voto direto,ficariam conhecidas como" biônicas", no govêrno militar.Na verdade nem registro mereceriam,tendo em vista que foram cargos "arranjados".

    ResponderExcluir