Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A CONDOR

Em sua opinião o que mais se identifica com a cidade de Queimadas? O colégio Ernestão, onde quase todo mundo já passou por lá; a Festa de Reis que atrai gente de várias cidades; a Pedra do Touro com suas belezas naturais; Dulce Barbosa que foi a primeira mulher prefeita no Estado da Paraíba; a Queimadense, equipe de futebol profissional local, que disputou três campeonatos paraibano de futebol; João de Carminho que tinha fama de valentão; a fava, por ser esta cidade uma das maiores produtoras da leguminosa no Brasil; o Master Supermercado que vende para toda uma região; o Ligeiro, um bairro campinense mais que pertence a Queimadas; a rádio Queimadas FM - 87,9 o principal órgão de comunicação da cidade; a Blitz e o Palhoção da Serra, locais de festa; o Blog Tataguaçú, que conta a história da cidade por meio de fotos e já foi visto em mais de 30 países (muita pretensão essa minha!).

Nada! Na minha modesta opinião, o que mais identifica a cidade lá fora ou pelo menos o que mais se identifica com Queimadas é o “Expresso Condor”, a empresa de ônibus coletivos que a mais ou menos 40 anos liga Queimadas a Campina Grande

Não temos, ainda, dados suficientes para contarmos a história dessa “união”. Mais é certo, que todo queimadense, do mais velho ao mais moço, já fez uso desse serviço. E aqui está o Blog Tataguaçú prestando essa singela homenagem.

O ônibus da Condor em seu tradicional ponto na entrada da Rua Nova. Parada obrigatória, até hoje, na chegada de Campina.A foto é de 1995, dos arquivos de Antonio Carlos.

Um Chegando e outro saindo. Na dinâmica do vai e vêm "transportando Queimadas", veja nessa foto dois ônibus da Condor se encontrando no ponto do centro.A foto é de 1996, de Marcelo fotógrafo.

Outra foto do ônibus da Condor no ponto do centro, que também era chamado ponto de Osemar ou ponto de Carmelita.Foto de Antonio Carlos, final dos anos 90.

Velho "busão" rodoviário da Condor dos anos 80 e 90, fazia a linha Campina Alcantil, ou era Barra de São Miguel.A foto é de Carlos Eduardo Lopes.
Aspecto da frota já sucateada da Condor no final do anos 90. A foto é de Carlos Eduardo Lopes.

Com o passar do tempo e tendo um usuário cada vez mais exigente, além de uma forte concorrência com os transportes, ditos, alternativos, a Condor teve que melhorar sua frota. Isso se deu no finalzinho dos anos 90.

Ônibus da Condor transitando por Campina Grande.

Ônibus da Condor no seu tradicional ponto na "Rodoviária Velha" em Campina Grande.
Ônibus da Condor no trajeto Queimadas-Campina (3 fotos).

O "Ligeirinho": Com a renovação da frota e sintonizado com uma tendência da época, o Expresso Condor lançou mão dessa novidade, pra Queimadas, um micro-ônibus para transporte de passageiro. A principio esse carro não faria o chamado "pinga-panga", era um expresso com parada apenas em Campina e em Queimadas, daí o nome "ligeirinho". Mas, isso foi por pouco tempo.
Ônibus da Condor transitando pelo centro de Queimadas, 2005.
Os motoristas dessa empresa podia se considerar os mais habilidosos do ramo, em Queimadas eles dividiam espaço com os outros carros,com motos, adultos, crianças e até com uma feira plantada no meio da rua.Foto dos arquivos do Blog Tataguaçú.
Ônibus da Condor que faz o trajeto para Malhada Grande, foto de 2009 de Nandinho, o Fera.
Duas outras fotos do ônibus de Malhada Grande, 2009 - Carlos Eduardo Lopes.


2 comentários:

  1. eita danado! essa postagem acertou na veia.
    duvido que algum queimadense não tenha esse mesmo sentimento de posse: a condor é nossa.
    é um patrimônio quase cultural da nossa cidade.

    valeu Quiel!

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me da minha avó contando....
    Sabe porquê a CONDOR vai parando de "ponto em ponto".... Porquê ela tá "CONDOR"....

    Nossa! Sem graça, mas, sempre me chamou a atenção para esta empresa que transporta a cidade de Queimadas para Campina Grande e região!!!

    Belíssima postagem e fiquei feliz em ver fotos de minha autoria neste BLOG!!!!

    ResponderExcluir