Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FUCART

Grandes momentos da Escola José Miranda foi sem dúvida as realizações das feiras de ciências - as primeiras do gênero na cidade. Eventos que sempre reunia multidões e eram, a principio, realizados em dois dias, nos finais de semana - tudo diferente de hoje.
A primeira destas ocorreu em 1991 com o nome de FUCART (feira universal de ciências e artes - a época o educandário se chamava Escola Universal), e com o tempo , passou a se chamar de FECART, quando a escola aboliu o termo "universal" de seu nome.
Vamos a alguns desses momentos.

Simplicidade: Cartaz da primeira feira de ciência realizada em Queimadas. O ano foi 91. O desenho foi de Zé Raimundo (Zeze).
Expectativa: uma verdadeira multidão se concentrou em frente a escola antes da abertura da FECART 97. A 'festa' estava consolidada e isso se mostrava pelo sucesso de público.
Projetos: dos mais sofisticados ao mais simples, havia espaço para tudo e todos. A foto também é de 97.
Participação: o alunado, de forma maciça, participava do evento. Veja esta foto, também de 97.
Beleza: desfiles para mostrar o povo bonito de Queimadas em 1997.
Comunicação: a diversidade de exposição era grande. Nesta foto ver-se o "projeto rádio Fucart" - que sempre fez sucesso em todas as edições da festa. A foto é de 1993.
Integração: agora estamos no ano de 96 e nesta foto, lá estão, professores e alunos.
Diversidade: novamente em 96, um projeto que falava sobre animais.

Show: projeto de música na IV FECART em 1994.
Exportação: hoje, em Campina Grande, um dos maiores mestres na área de Biologia, é o professor Helder, um dos responsáveis pelo serpentário "Répteis do Semi Árido", que fica em São José da Mata, local de visita obrigatória para profissionais e estudantes de Ciências Biológicas. Porém, foi na escola José Miranda onde ele começou a dá aulas, e nesta foto de 96 ele aparece entre seus alunos, já mexendo com cobras.
Turma completa: esta foto também é de 94. A turma da 7ª série daquele ano participou de um único projeto - "O Corpo Humano". Veja todos os alunos daquela turma nesta foto.
Grandeza: para falar da II Guerra mundial e de outros temas, uma representação do Exército Nacional, de Campina Grande, esteve em Queimadas participando da IV FECART, 1994.
Fim: em 2004 foi realizado a última feira de ciência da escola. Como sempre, um sucesso. Podemos destacar uma particularidade do evento - Zé Miranda já havia falecido e toda organização ficou a cargo de Dedinha, que deu um toque especial. A festa foi na Blitz e não houve o que reclamar. Na foto pode se ver o professor Rimenez, um dos grandes baluartes da escola, ao lado de seus alunos.
Fechamento: depois das Feiras de Ciências da Escola Professor José Miranda, eventos desse gênero são realizados nos outros estabelecimentos de educação da cidade, também com muito sucesso. Essa foi a última foto das "FU ou FE - CARTs". O ano: 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário