Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Campina - eleições de 1947

Nos anos 40 de séc. passado Queimadas ainda era distrito e, alguns nomes locais participavam ativamente da política campinense. O ano de 1947 foi um marco na história política de Campina Grande, quando vários setores da sociedade serrana se uniram e derrotaram o coronelismo que a muito mandava nessa região, na pessoa de Argemiro de Figueiredo. Os dois partidos fortes naquele momento era a UDN, de Argemiro e o PSD de Ruy Carneiro, este com bons quadros em Campina Grande, como deputado federal José Joffily.



Em Queimadas, Josué Silvestre no seu livro A Trajatória Interrompida de Félix Araújo, pag. 28, aponta os nomes de Dulce Barbosa e da Família Ribeiro (dona da usina de descaroçamento de algodão - a antiga Socal), como os representantes da UDN e a família Maia (José Maia e seus filhos) e Luiz do Castanho, como os representantes da oposição a Argemiro.
A história da campanha de 1947, entre o Major Veneziano, pela UDN e Epídio de Almeida, pelo PSD, com suas idas e vindas é contada com detalhe, nestes dois livros que vem inlustrando essa postagem, aqui uma sugestão de leitura para que aprecia o gênero.
Voltando a Queimadas e a Josué Silvestre, agora no livro Lutas de Vida ou Morte: fatos e personagens da história de Campina Grande (1945/1953), na pág. 131, ela aponta que Veneziano fora vitorioso com 733 votos, contra 473 e Elpídio de Almeida, uma diferença de 260 votos, no distrito de TATAGUASSÚ.
O nosso amigo Arnaldo Maia nos cedeu algum material que nos remota a aquele período, são fotos de encontros do PSD e a cópia de um telegrama enviado por José Joffily a José Maia dando notícia do pleito que se avizinhava.

Encontro dos líderes pessedista em Campina Grande no ano de 1947. Na foto ver-se Ruy Carneiro, Elpídio de Almeida, Capitão Rodenbusch (que foi o vice de Elpídio), Félix Araújo, dentre outros. Fotos nos cedida por Arnaldo Maia.
Nesta outra foto dos arquivos de Arnaldo Maia, ver-se os próceres pessedistas campinense, no mesmo ano de 1947, em um encontro de confraternização.
Cópia do telegrama enviado por José Joffily a José Maia no ano de 1947.
Cópia do telegrama enviado por José Maria Barbosa Leite a José Joffily, deputado federal, também no ano de 1947, dando notícias sobre o desenrolar das conversas sobre o pleito de daquele ano.Esse material fomos buscar no livro Lutas de Vida ou Morte: fatos e personagens da história de Campina Grande (1945/1953),de Josué Silvestre, na pág. 137.
Algumas fotos referentes a personalidades que aparecem no texto:
Luiz do Castanho, com sua esposa Anália Heráclito. Ela era membro da família Ernesto do Rêgo e ele foi vereador em Campina. Moravam na fazenda Castanho, no sítio com o mesmo nome, nesta cidade (antiga fazenda de seu Clóves). Foto de Severina Miranda.
Foto da família Ribeiro, representantes de Argemiro de Figueiredo nos distritos de Pocinhos, Puxinanã, Massaranduba e Queimadas. Aqui eles eram donos da usina e os nomes de maior força econômica. A foto está no livro de Josué Silvestre (já citado), na pag. 154.
José Maia Filho, comerciante e proprietário rural no antigo distrito de Tataguassú. Junto com seus filhos, José Honório Maia, Lauro Honório Maia e Anastácio Honório Maia, formava o principal grupo do PSD queimadense. Foto do mesmo livro citado.
Na foto, da esquerda para a direita temos: Major Veneziano, Severino Cabral e José Maria Barbosa Leite. O último, era morador da fazenda Macacos (pai de Jorge Aguiar Leite) e liderança do PSD naquela região. Foto do Jornal da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário