Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Villeneuve Honório Maia

Você já ouviu falar em Villeneuve Honório Maia? Ele é o homem da foto ao lado e da sequencia que veremos abaixo, o motivo de nossa postagem hoje, a exatamente 67 anos de seu falecimento.

Villeneuve Honório Maia, filho de José Maia, irmão de Epitácio Maia e, portanto, tio do ex-vereador Arnaldo Maia, foi um queimadense que tinha tudo para brilhar no cenário estadual e quem sabe até nacional, na advocacia ou mesmo na política, se não fosse à morte que lhe ceifou a vida ainda jovem e solteiro.

Ele morreu em 03 de Junho de 1943 em João Pessoa, quando era diretor do porto de Cabedelo, vítima de tifo ou febre tifóide (a doença é causada por bactérias do tipo Rickettsia typhi, classificada no grupo das doenças bacterianas associadas aos sistemas cardiovascular e linfático, transmitida ao homem pelas fezes de ratos. Os sintomas são febre alta persistente e manchas vermelhas no corpo devido a hemorragias subcutâneas provocadas pela entrada de bactérias nas célula das paredes dos vasos sanguíneos. A taxa de mortalidade é alta quando não tratada adequadamente).

Ele se se formou no Rio de Janeiro e pouco antes de seu falecimento havia sido indicado pelo interventor (governador) de então, o Sr. Ruy Carneiro para ser o prefeito da cidade de Cruz do Espírito Santo, na região da várzea da Paraíba.

A seguir veja a série de fotografias do mesmo nos cedidas pelo amigo Arnaldo Maia seu sobrinho. Eis a nossa homenagem:


Ele, no Rio de Janeiro, ao lado de um colega, quando estudante. Início dos anos 30.

Em foto contígua, agora entre outros jovens de ocupações variadas.


Foto do tempo de estudante.

Formatura em direito: Rio de Janeiro 28 de Dezembro de 1939.

Em ambiente de trabalho.

Desportista: Sócio de uma agremiação esportiva no Rio de Janeiro.

Uma passada na praia em momentos de folga (veja os trajes daquela época – fim dos anos 30). Villeneuve é o 3º da esquerda para a direita mais uma vez.

Mais uma vez na praia: roupa e pouses esquisita.

Um simples cartão de apresentação: simplicidade e nada de dados relevantes.

Fotos: Arquivos de Arnaldo Maia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário