Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

Seu Baninho - fotos antigas de Campina

O moço da foto acima talvez seja o cidadão mais conhecido de Queimadas. Natural da região do Barracão, desta cidade, levou a vida fotografando o povo desse e de outros municípios. Fotografo profissional desde os anos 50. Começou trabalhando ora de forma itinerante, visitando os povoados e as feiras do interior, ora nos lambe-lambe (foto mochila) em Campina Grande, até vir a se instalar definitivamente em Queimadas, a Rua César Ribeiro (o antigo Beco de Dutra), isso no início dos anos 70. De lá se mudou para a Rua João Barbosa (rua Central), nos anos 80, onde está até hoje.
Seu nome é Urbano Pereira da Silva, conhecido popularmente como Baninho e foi em seus arquivos que conseguimos as fotos abaixo, que mesmo sendo de Campina Grande (fugindo um pouco de nosso projeto), merece destaque devido ao caráter histórico que elas representam. São verdadeiras relíquias da Rainha da Borborema nos anos 40.
Vamos as fotos:

Foto 1: Colégio das Damas e início da Rua Getúlio Vargas. A direita, onde se ver pessoas sentadas, é o local onde hoje fica o prédio da argência dos Correios de Campina, cosntruído em 1950.

Foto 2: É exatamente do antigo Correio de Campina, ficava onde hoje é a Praça da Bandeira. Note em sua lateral, a fachada do Colégio das Damas.
Foto 3: Retrata uma parte do centro de Campina com vista para a Rua Afonso Campos. Ao fundo ver-se o prédio da prefeitura e no início uma pracinha, local onde funcionou o Posto Futurama e hoje é um estacionamento particular.

Foto 4: Antigo Campinense Clube. Nesse local hoje funciona a Unesc. Já foi um templo evangélico.

Foto 5: Antigo Posto Central de Campina Grande, num local conhecido como Ponto Certo. Ficava nas confruências das Ruas João Pessoa, João Suassuna, Marquês do Herval, Praça Epitácio Pessoa e o antigo Beco dos Bêbados. Neste ponto hoje fica uma estátua de João Rique.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho e pelas fotos. Até que enfim descobri o que era esse prédio triangular localizado onde hoje está o busto de Rique. Já vi algumas fotos aéreas da década de 50 mas não tinha conseguido informações exatas sobre.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Esse eu conheço foi colega de escola da minha mãe, tirou todas minhas fotos quando criança, e adolecencia, do meu casamento, e do meu filho mais velho, que nasceu em Quimadas, veio pra SP com dois meses de idade isso nos anos 70 saudades mil

    ResponderExcluir
  3. belíssimas fotos, mostrando o belo passado de opulência de Campina Grande! fotógrafo competente!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Campina Magestosameste Grande !!!!!!

    ResponderExcluir