Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Queimadas em Literatura de Cordel

Queimadas é uma cidade pobre em literatura sobre a sua história. O livro de Antonio Carlos “Queimadas Seu Povo Sua Terra” é a única referência do gênero para a cidade, publicado pela primeira vez em 1999, está hoje na sua 3ª edição.
No ramo de literatura de cordel duas obras recentes retratam a histórias da cidade. A primeira é o folheto QUEIMADAS EM VERSO: Uma Cidade em Desenvolvimento, da professora e socióloga Maria das Neves Rodrigues Albuquerque. O trabalho faz um apanhado geral sobre a história local, fazendo uma síntese desde seu surgimento até hoje, com base no conhecimento popular.
O segundo trabalho é DIÁLOGO DA GRANDEZAS DE QUEIMADAS, do professor e pesquisador Vanderlei de Brito. A obra é uma conversa entre um queimadense que vive fora da cidade com seu patrão, onde ele decanta as belezas locais com enfoque para a Serra do Bodopitá e traduz sua vontade de voltar à terrinha.
O certo é que, o que se tem publicado até hoje sobre Queimadas é muito pouco dado à importância da cidade, principalmente, no Compartimento da Borborema.
A seguir publicaremos os FAC-SÍMILE das capas dos dois folhetos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário